O que é uma RPPN?
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma área irrevogavelmente preservada com perpetuidade com o objetivo de conservar sua diversidade biológica.
Na área de uma RPPN somente podem ser realizadas atividades relacionadas à pesquisa científica e à visitação recreativa ou educacional.
Os objetivos da Fazenda Soledade com a criação de suas quatro RPPNs são conservar a diversidade biológica, proteger espécies ameaçadas, conservar amostras do ecossistema e promover a Educação Ambiental.
As cinco áreas protegidas somam 76 hectares de remanescentes florestais considerados prioritários para a conservação da Mata Atlântica, no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, protegendo ainda importantes mananciais que abastecem a cidade de Nova Friburgo. As áreas delimitadas pelas RPPN Córrego Frio (21,69 ha), Woodstock (30,37 ha), RPPN Soledade (6,33 ha), RPPN Nêga Fulô (4,59 ha) e Bello e Kerida (13,70 ha) representam cerca de 1/3 da área total da Fazenda Soledade.
A criação dessas RPPNs contou com o entusiasmo e apoio técnico do Instituto Bio Atlântica (www.bioatlantica.org.br), recursos da Diageo (www.diageo.com) e os trabalhos de topografia competentemente executados pelo Eng. José Augusto Steinbruck. A Fazenda Soledade e o meio-ambiente agradecem a generosidade desses parceiros.