Sobre a Mata Atlântica
A Mata Atlântica é o bioma brasileiro que originalmente representou a segunda maior floresta tropical em extensão e diversidade na América do Sul. Originalmente ocupava toda a linha do litoral brasileiro e cobria também importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro.A Mata Atlântica é o bioma brasileiro que originalmente representou a segunda maior floresta tropical em extensão e diversidade na América do Sul. Originalmente ocupava toda a linha do litoral brasileiro e cobria também importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro.
Com o desmatamento e a ocupação de mais de 95% de seu território, acentuadamente a partir do início do século XX, encontra-se hoje reduzida a poucos fragmentos descontínuos onde a Mata Atlântica ainda possui uma riquíssima biodiversidade.
Estima-se que 171 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Entre essas espécies destacam-se o muriqui, o maior macaco das Américas, mico-leão-dourado, bugio, tatu e o tamanduá.
Os remanescentes da Mata Atlântica situam-se principalmente nas Serras do Mar e da Mantiqueira. A Fazenda Soledade, localizada na Serra do Mar, estabeleceu quatro reservas perpétuas totalizando 72 hectares, quase 1/3 de sua extensão total, com os objetivos de preservar e recuperar, assim como propiciar oportunidades para pesquisas e ações de educação ambiental no bioma.